quinta-feira, 25 de março de 2010

ESTAMOS TRAMADAS! OU NÃO...

Olá caríssimos hóspedes da CASA!

Antes de mais, queria perguntar-vos se tomaram conta da CASA enquanto as "moradoras" estiveram fora?! Bem, tendo em conta que os nossos hóspedes são bastante responsáveis, vamos acreditar que o fizeram! Caso já não se recordem do motivo pelo qual, na passada sexta-feira, dia 19 de Março, o grupo Projecto CASA não teve aula de AP, eu relembro: visita de estudo a Mafra e a Lisboa.

E como o prometido é devido (sim, porque eu sou mulher de palavra...que pensam?) trago-vos algumas novidades alfresquinhas!...Como sabem, a visita de estudo na qual participámos, teve a duração de dois dias (18 e 19 de Março), e que dois dias!:) É certo que foram dois dias muito cansativos uma vez que tentámos aproveitar ao máximo o dia...e a noite! Foi uma viagem enriquecedora, fisica e intelectualmente. Em Mafra, assistimos a uma representação teatral da obra "Memorial do Convento" de José Saramago e tivemos a oportunidade de visitar o Palácio Nacional de Mafra. Posso dizer que o contacto directo que estabelecemos com o espaço onde se passa a história de Saramago foi motivador para a leitura da obra que será feita nas Férias da Páscoa. Em Lisboa, foram muitos os lugares por onde passámos! Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Assembleia da República, Praça do Comércio, CCB, Padrão dos Descobrimentos...foram apenas alguns dos monumentos históricos e simbólicos que tivemos gosto em observar. E é claro o HardRock Café, um lugar mítico para a cultura rock onde jantámos a fim de celebrar o dia de aniversário do nosso colega Tiago, que é já maior de idade:) Um final de noite em beleza, com um concerto dos Lulla Bye no mesmo local. Já na sexta-feira, o dia foi passado em plena capital portuguesa! Toda a manhã foi dedicada a Fernando Pessoa: conhecemos a casa onde nasceu, os lugares por onde passou, os cafés que frequentou e, claro, a Casa Museu Fernando Pessoa na qual o escritor viveu os últimos anos da sua vida. O misticismo e a poesia foram as palavras de ordem para uma visita muito intelectualizada! À tarde, visitámos o Museu Nacional de História Natural, mais precisamente, uma exposição sobre "A co-evolução das borboletas e das plantas". Aqui, pudemos respirar fundo...o ar oxigenado da Natureza e o ambiente tranquilizante que os seus "moradores" (animais e plantas) nos proporcionaram! O fim do dia chegou, o cansaço era muito mas valeu a pena. E não pensem que a disciplina de AP ficou esquecida...nada disso...porque as "moradores da CASA", como não podia deixar de ser, até partilharam a mesma habitação do Inatel, local onde pernoitámos de quinta para sexta-feira! E já vamos na nossa 3ª CASA! Uma aventura e tantas!:)

Novidades da semana: Depois de um momento de descontracção, vem aí BOMBAAA! Hoje recebemos uma má notícia: a nossa palestra não poderá realizar-se no dia 16 de Abril como estava combinado. Neste dia, os alunos da nossa escola vão participar na actividade da "Caminhada e BTT", que costuma realizar-se anualmente. Assim sendo, a realização da nossa actividade é inviável uma vez que não teríamos o nosso público presente. É claro que pensei, imediatamente: "ESTAMOS TRAMADAS". Contudo, não vale a pena massacrarmo-nos com coisas que não nos vão levar a lado algum. Começámos a pensar em soluções e eis que nos surgiu uma: no dia 30 de Abril o grupo "Vem passar um dia diferente...com os cavalos" vai realizar, na nossa escola, uma actividade para uma turma do 1º ciclo com cavalos. Pensámos que seria engraçado fazermos a nossa palestra no mesmo dia, na parte da manhã (porque a deles é à tarde), visto que retomariamos uma ideia inicial de criar o Dia do Animal na escola: Cães de manhã, cavalos à tarde! E tínhamos o problema resolvido. Falámos com um dos elementos do referido grupo que nos disse que, à partida, não haveria nenhum problema. À tarde, a "moradora" Isabel falou com a nossa professora de AP que também concordou com a nossa sugestão. Faltava falar, apenas, com a Dr.ª Liliana de Sousa, a presidente da Ânimas, no sentido de sabermos a sua disponibilidade para esse dia. Eu fiquei encarregue desta tarefa e já obti resultados: à cerca de 20 minutos contactei com a Dr.ª Liliana de Sousa e as notícias não são as melhores. A palestra não vai poder ser realizada no dia 30 de Abril porque a presidente da Ânimas já tem compromissos para esta data. Todavia, propôs outras duas possibilidades que amanhã serão discutidas pelo grupo. Fiquei de voltar a contactá-la para transmitir novas informações. Espero, sinceramente, que encontremos uma solução. A realização da palestra é bastante importante para o desenvolvimento do nosso projecto.

Como puderam constatar, amanhã será um dia de grandes decisões. Não se esqueçam de torcer por nós...va lá! Aguardem novas notícias que espero que sejam, efectivamente, boas!

Até ao próximo post! 

Sem comentários:

Enviar um comentário